top of page

Metodologias Ativas

  • Foto do escritor: Ivanildo Junior
    Ivanildo Junior
  • 14 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Este ano letivo teve início com algumas mudanças metodológicas nas disciplinas que ministro. Estas mudanças estão sendo introduzidas de forma progressiva, mas com a certeza de qua não haverá retorno.

A necessidade de uma mudança surgiu a partir de um descontentamento com a relação ensino/aprendizagem nas disciplinas por mim ministradas nos últimos três anos. Uma vontade de fazer algo diferente, de tornar as aulas menos cansativas e mais atrativas. Uma vontade de despertar o interesse nos alunos sobre os assuntos ligados a Engenharia Química.

Foi com este sentimento que comecei a minha busca diária, ainda no ano passado, por novas formas de abordar os assuntos em sala de aula e torná-los menos "complicados" e "mais atrativos". Durante o período em que esta pesquisa foi realizada me deparei com inúmeras metodologias das quais eu destaco aqui algumas que me despertaram interesse, principalmente devido a dinâmica apresentada e os resultados atingidos. São elas: Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Claro que é impossível realizar mudanças em todas as disciplinas de uma só vez e em um espaço de tempo curto. Para mudar e implementar algo diferente se deve ter em mente, primeiro, a vontade de fazer. Segundo, deve-se "gastar" um tempo de estudo (ler bastante sobre o assunto, fazer cursos, ver vídeos e depoimentos, relatos, etc.). E, por fim, checar a infraestrutura mínima necessária.

Sobre a infraestrutura é bom se ter em mente que nem sempre teremos, sobretudo quando se fala de instituições públicas (infelizmente). Mas, isto não pode ser um impeditivo. Nós temos (e devemos) que nos adaptar as realidades institucionais. O famoso "dar um jeito".

Foi assim que tudo começou. E está dando certo. Com o apoio pedagógico necessário e indispensável, estamos fazendo algo diferente em nível de Engenharia Química na UFC, pelo menos em uma disciplina. Em breve iremos abordar outras disciplinas.

Eu finalizo esta postagem com dicas de leitura indispensáveis para quem quer entender um pouco sobre o assunto. Adianto que há muito material disponível em diversos sites.

Um abraço a todos e até a próxima.


 
 
 

Commentaires


Universidade Federal do Ceará

Centro de Tecnologia

Departamento de Engenharia Química

Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção

  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page